A servidora pública suspeita de ter cometido uma série de furtos na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Darcy Vargas em Santa Maria foi indiciada por peculato. A Polícia Civil entendeu que a auxiliar de serviços gerais de 56 anos tirava proveito da função que exerce para cometer o crime e, por consequência, lesava o poder público.
Leia mais notícias de Geral e Polícia
Foi instaurado o inquérito policial, foram ouvidas outras partes, descobrimos que ela teria a chave do local, e já havia uma denúncia de um fato anterior que foi trazido também para o inquérito explica Jun Sukekava, delegado interino responsável pelo processo.
A mulher foi detida em flagrante no dia 11 de dezembro, após sair da creche depois de uma semana de investigação. Com ela, dentro de uma sacola, estavam produtos furtados. Ela confessou que cometia o crime de forma regular e afirmou que colegas faziam o mesmo. Agora, a Polícia Civil investiga mais quatro servidores públicos pelo mesmo crime.
Merendeira suspeita de furtar em creche de Santa Maria pode perder o cargoA creche é mantida pela prefeitura, mas também recebe doações. Por essa razão, a prefeitura abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar a conduta da servidora pública. Ela poderá ser exonerada, ou seja, ser demitida do cargo público.
Devido ao período de férias, o processo está paralisado e deve ser retomado em fevereiro.
O inquérito da Polícia Civil foi remetido ao Ministério Público (MP), que deverá fazer o encaminhado à Justiça. Se condenada, ela poderá cumprir de dois até 12 anos de prisão.
"